sexta-feira, 18 de maio de 2007

Cap.02 - O que Eva apenas pode dizer

“Até de vê-la atravessando a sala é uma educação liberal”
C.S. Lewis

Meus pais me colocaram o nome de Stasi por causa da Sta. Anastácia, uma mulher que foi mártir por sua fé no século cinco, para que toda semana durante a missa, meu nome fosse lido em voz alta quando certos santos fossem comemorados. É por isso que meu nome, Stasi, é soletrado de modo tão estranho. Tire o “Ana” do começo e o “a” do final, e Staci o que fica. Eu amo isso. E existe uma razão mais profunda. Eu aprendi sobre Anastácia quando eu estava no primário. Não sobre Sta. Anastácia…mas uma princesa. A filha mais nova do ultimo czar da Rússia, diziam que Anastácia escapou de assassinos que mataram o resto de sua família. Ela era uma jovem garota quando sua família foi executada, diziam que ela ainda estava viva em algum lugar do mundo, incógnito.
Mulheres afirmaram ser ela. Uma mulher em particular estava quase convencida de ser ela. Ainda, Anastácia, permaneceu um mistério – uma princesa perdida para o mundo, escondida, mas verdadeira. Eu estava intrigada e enamorada pela Princesa Anastácia. Eu comecei a ler tudo que eu podia sobre a história da Rússia. Por uma razão que eu não conseguia explicar, eu senti uma afinidade com essa misteriosa princesa, uma conexão com ela. Eu não estava fingindo ser ela, mas ainda…algo no meu coração sussurrava que eu, também, era mais do que parecia. Meu coração dispara com a idéia de ser uma mulher que uma vez foi uma princesa.
Eu não acho que estou sozinha nisto. Você já imaginou por que a história da Cinderela continua a chamar nossa atenção. Ela não é apenas um dos contos de fadas preferidos de garotinhas; as mulheres, também, a amam. Pense em todos os filmes similares, como Uma Linda Mulher, Para Sempre Cinderela, Encontro de Amor. Por que esse tema de uma princesa perdida (e um príncipe que vai à busca dela) é tão persistente? Existe algo em nossos corações que está tentando falar conosco? É somente uma fantasia, um escapismo. Ou será que existe mais?
O desejo do coração de uma mulher e as realidades de sua vida parece tão distante. Oh, nós desejamos um romance e um papel insubstituível em uma grande história; nós almejamos por beleza. Entretanto, esta não é a vida que nós temos. O resultado é um sentimento de vergonha. Tendo ouvido os coração de mulheres por muitos, muitos anos, ambos no contexto de amizade e aconselhamento, nós somos chocadas pela luta profunda e universal que as mulheres têm com o valor próprio. “Sinto-me como um eletrodoméstico”, confessou uma mulher. Isto não quer dizer que homens também não lutam com o seu valor próprio.
Agora, isso não quer dizer que os homens também não lutam com o senso de valor próprio. Mas existe algo mais profundo nessa luta das mulheres, e muito mais universal. E há razões para isto, razões únicas para Eva e sua filhas.
Nós somos lembradas da metáfora de Pascal, que nossos desejos não satisfeitos são de fato “as misérias de um monarca destituído”. A humanidade é igual a um rei ou rainha no exílio, e nós não podemos ficar felizes até que nós recuperemos nosso estado verdadeiro. O que você esperaria que uma rainha sentisse se ela for acordasse numa terra estrangeira e se visse como uma lavadeira? As lutas das mulheres com o seu senso de valor mostram algo glorioso que ela foi feita para ser. O grande vazio que sente nos mostra o lugar glorioso que foi feito. É verdade. Todos aqueles contos de fada da Princesa perdida e a Bela escondida como uma empregada doméstica são mais reais do que imaginamos. Há razões que garotinhas identificam-se tanto com elas.
Melhor do que perguntar, “O que uma mulher deve fazer – o que é o seu papel?” ajudaria muito mais se perguntasse, “O que é uma mulher – o que é o propósito de sua forma?” e, “Por que Deus colocou a mulher no nosso meio?” Nós devemos retornar ao seu começo, à história da Eva. Mesmo que nós já ouvimos a história antes (e contamos muitas vezes), vale a pena repetir. É claro que não aprendemos as lições dessa história – pois, se nós tivéssemos aprendido, os homens tratariam as mulheres de maneira muito diferente, e as mulheres se veriam com uma luz de muito mais valor. Então, começamos aí – com luz. Com o começo do mundo.

A Coroa da Criação

Para entender a história da criação, você deve pensar em uma obra de arte. Pense na Capela Sistina, em Vênus de Milo, na Quinta Sinfonia de Beethoven ou em Sarah Brightman e Andrea Bocelli cantando “Time to Say Goodbye”. A criação em si é uma grande obra de arte, e todas as obras depois dela são apenas copias da original. O processo da criação e onde ela alcançou seu clímax são mistérios dignos de serem revelados. Nós nunca entenderemos as mulheres até que nós verdadeiramente entendemos isto. A cena começa na escuridão,

“Trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Gênesis 1:2

O momento silencioso no escuro antes das primeiras notas de uma grande sinfonia, ou concerto, uma peça ou um filme épico. Tudo é sem forma, vazio, escuro. Então uma voz diz,

“Haja luz”. Gênesis 1:3

E de repente, há luz, pura, magnífica luz. Seu brilho nos capacita de ver agora o que está se revelando. A voz fala novamente,

“Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”. Gênesis 1:6

“Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. Gênesis 1:9

A criação em suas fases iniciais começa como qualquer outra grande obra de arte – como pedra bruta ou uma massa de barro, um esboço, uma folha de partitura vazia. “Sem forma e vazia” como diz em Gênesis 1:2. Então Deus começa a formar a matéria-prima que ele criou, como um artista trabalhando com pedra ou desenho ou tela diante dele. Luz e escuridão, céu e terra, terra e mar – está começando a ter forma. O Criador, com paixão e inteligência, trabalha com movimentos em grade escala. Grandes campos são distinguidos um do outro e estabelecidos. Então ele volta sobre eles novamente por um segundo passo enquanto ele começa a preenchê-los com cor, detalhes e traços finos.

“Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzem sementes...” Gênesis 1:11

“Haja luminares no firmamento do céu...” Gênesis 1:14

“Encham-se as águas de seres vivos, e voam as aves sobre a terra”. Gênesis 1:20

Floresta e prado apareceram. Tulipas, pinheiros e pedras cobertas de musgo. Anote – a obra-prima está se tornando mais complexa, mais íntima. O Criador enche o céu noturno com milhares de estrelas; ele a nomeia, e as coloca em constelações. Ele abre suas mãos e as animais surgem. Bandos de pássaros, de toda forma, tamanho e canto, tomam vôo – gaviões, garças, pelicanos. Todas as criaturas do mar entram nele – baleias, golfinhos, peixes de milhões de cores e formas. Cavalos, gazelas e búfalos trovejam sobre os prados, correndo como o vento. É mais surpreendente do que nós podemos imaginar.
Da água e pedra, a pomo e rosa, a leopardo e canário, criação ascende em beleza. O enredo está chegando ao auge, a música está aumentando, mais e mais para um crescendo. Portanto, “as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam” (Jó 38:7). Um grande “hurra” ecoa do céu. A maior das obras-primas está emergindo. O que antes era sem forma e vazio está agora transbordando de vida, cor, som e movimentos de milhares de variações. Repare que cada criatura é mais complexa, nobre e misteriosa que a outra. Um grilo é incrível, mas não se compara a um cavalo selvagem.
Então, algo verdadeiramente surpreendente acontece.
Deus coloca sua própria imagem na terra. Ele cria um ser como ele. Ele cria um filho.

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7

Está chegando o fim do sexto dia, o fim do trabalho do Criador, quando Adão surge, a imagem de Deus, o triunfo de seu trabalho. Apenas ele é pronunciado o filho de Deus. Nada na criação aproxima-se disto. Imagine a estátua “Davi” de Michelangelo. Ele é...magnífico. Verdadeiramente, a obra-prima parece completa. E ainda, o Mestre diz que algo não está bom, incorreto. Algo está faltando...e isto é Eva.

Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Gênesis 2:21-23

Ela é o crescendo, o último e maravilhoso trabalho de Deus. Mulher. Em um último ato a criação se encerra não com Adão, mas com Eva. Ela é o toque final do Mestre. Como desejamos que isto fosse um livro ilustrado, para mostrarmos uma pintura ou escultura que capturasse essa imagem. Algo como a impressionante escultura grega da deusa Nike de Samothrace, a bela com asas que pousa na proa de um grande navio, sua graciosa forma revelada através do tecido das velas. Eva é...de tirar o fôlego.
Na maneira que a criação estende-se, cada vez mais revelando maiores obras de arte, existe dúvida que Eva é a coroa da criação? Não um pensamento posterior; tampouco um acréscimo como um ornamento numa árvore. Ela é o toque final, o pièce de résistance Ele preenche um papel na criação que nenhuma outra pessoa consegue preencher. Vão a uma janela, senhoritas. Melhor ainda, procure algum lugar com uma boa vista. Olhe sobre a terra e fale para si mesma, “O vasto mundo é incompleta sem mim. Criação alcançou o auge em mim.”

O Que Eva Fala Para Nós?

Há grandes riquezas na história de Eva para nós descobrirmos. A essência e propósito de uma mulher são revelados aqui na história da sua criação. Esses temas profundos, eternos e míticos não são escritos apenas para a chegada de Eva, mas para a alma de cada mulher depois dela. A mulher é a coroa da criação – a criatura mais complexa e encantadora em toda a terra. Ela tem um papel crucial para cumprir, um destino próprio.
Ela, também, é a imagem de Deus, mas numa forma que apenas a feminilidade consegue revelar. O que podemos aprender dela? Deus queria revelar algo sobre si mesmo, então ele nos deu Eva. Quando você está com uma mulher, pergunte a si mesmo, o que ela está revelando sobre Deus? Poderia abrir um novo mundo para você.
Primeiro, descobrirá que Deus é relacional até nas partes mais íntimas, que ele tem um coração para romance. Segundo, que ele anseia para compartilhar aventuras conosco – aventuras que você não consegue completar sem ele. Por último, que Deus tem uma beleza para revelar; uma beleza que é cativante e poderosamente redentora.

Romance e Relacionamentos:A Resposta a Solidão

O amor do homem é uma parte da vida do homem
É toda a existência para uma mulher
- Byron

A Eva é criada porque algo estava errado sem ela. Algo não foi bom. “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). Isso nos abala. Pense nisso. O mundo é jovem e completamente sem mancha. Adão ainda está em sua inocência e cheio de glória; ele anda com Deus. Nada existe entre ele e Deus. Eles compartilham algo que nenhum de nós já conheceu, apenas ansiou por isso: uma amizade inquebrável, não atingida pelo pecado. Entretanto, algo não está bom? Algo está faltando? O que poderia ser? Eva. Mulher. Feminilidade. Uau! Fala-se de significância!
Especificamente, o que não estava bom era o fato que o homem estava “só”. “Não é bom que o humano esteja só, eu farei uma sustentadora para ele” (Gênesis 2:18 alterado). Como isto é verdade. De tudo que sabemos sobre as mulheres, sabemos que elas são relacionais até a alma. Enquanto garotinhos estão “matando” uns aos outros em brincadeiras de guerra, garotinhas estão aprofundando em relacionamentos. Se você quer saber das pessoas, não pergunte para o John – pergunte para Stasi. O John não liga para amigos e conversa com eles por uma hora. Ele não consegue te dizer quem está saindo com quem, nem quem está magoado – pergunte para a Stasi.
Isto não é uma segunda natureza, adotada tanta pelas mulheres que já acontece sem elas repararem. Elas importam mais com relacionamentos que com quase qualquer outra coisa. Apresentador de rádio Dennis Prager reporta que quando o tópico do dia é uma questão “macro” como política ou finanças, os ouvintes que telefonam para o programa serão João, José e Eduardo. No entanto, quando o tópico do dia é uma questão “micro” que se trata de relacionamentos, namoro, fidelidade ou crianças, as ouvintes que telefonam são Ana, Maria e Marcela.
Nós (John e Stasi) estávamos numa festa de Natal do bairro neste dezembro passado. É uma festa anual, e é o único evento em que se junta toda a vizinhança. Os homens se juntam em um círculo com rapidez (perto dos salgadinhos), envolvidos num debate profundo sobre...cimento. Sem brincadeira. Isto foi nosso tópico da noite. Calçadas de cimento. Enquanto isso, as mulheres estavam na sala discutindo sexo na menopausa.
As maiorias das mulheres se definem por seus relacionamentos, e pela qualidade que elas atribuem a eles. Eu (Stasi) sou mãe, irmã, filha e amiga. Sem estes relacionamentos, eu sinto-me sozinha. Se eu não estiver saindo com alguém, se meus filhos não estiverem me chamando, ou se minhas amigas estão distantes, me sinto sozinha. Isto não é uma fraqueza nas mulheres – é uma glória. Uma glória que reflete o coração de Deus.

Coração de Deus para o Relacionamento


O vasto desejo e capacidade que uma mulher tem por relacionamentos íntimos nos mostram o vasto desejo e capacidade que Deus tem por relacionamentos íntimos. Na verdade, isso deve ser a coisa mais importante que nós aprendemos sobre Deus – que Ele deseja se relacionar conosco. “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro” (João 17:3). Toda a história da Bíblia é uma história de amor entre Deus e seu povo. Ele deseja por nós. Ele se importa. Ele tem um coração manso.

“Mas mesmo assim dizem: O meu Senhor abandonou-nos; esqueceu-se de nós”. “Nunca! Pode uma mulher esquecer-se do seu menino e não ter amor pelo seu próprio filho? Pois mesmo que isso possa acontecer, eu, contudo nunca me esquecerei de vocês”… declara o Senhor. (Isaias 49:14-15)

“Dar-lhes-ei corações capazes de me responderem. Será o meu povo e serei o seu Deus; porque voltarão para mim com grande alegria”. (Jeremias 24:7)

“Jerusalém, Jerusalém… Quantas vezes quis ajuntar os teus filhos como uma galinha junta os pintainhos debaixo das asas, mas vocês não me deixaram”. (Mateus 23:37)


Que conforto é saber que este universo em que vivemos é essencialmente relacional, que nosso Deus tem um coração tenro que deseja se relacionar conosco. Se você tem alguma dúvida sobre isso, apenas olhe para a mensagem que Ele quis nos mandar através da Mulher. Incrível. Deus não só deseja por nós, mas Ele deseja ser amado por nós. Oh, como perdemos isso. Quantas de vocês vêem Deus desejando ser amado por vocês? Nós O vemos como forte e poderoso, mas não como carente de nós, vulnerável a nós, querendo ser procurado, como eu escrevi em ‘Coração Selvagem’.

Depois de muitos anos ouvindo o profundo clamor das mulheres, fiquei convencido, sem qualquer dúvida, do seguinte: Deus quer ser amado. Ele quer ser prioridade na vida de alguém. Como não percebemos isso? De ponta a ponta, do começo ao fim, esse é o clamor do coração de Deus: “Por que vocês não preferem a mim? Por que vocês não me escolhem”? “E buscar-me-eis” diz o Senhor, “e me achareis quando procurarem de todo coração” (Jeremias 29:13)
Em outras palavras: “Procure-me, busque-me com afinco, quero que você me busque com diligência”. Impressionante. Como diz Tozer: “Deus que ser procurado e amado”.

Pode haver alguma dúvida de que Deus quer ser procurado? O primeiro e maior de todos os mandamentos é amá-Lo (Marcos 12:29-30, Mateus 22:36-38). Ele quer que nós O amemos. O procuremos de todo nosso coração. Uma mulher deseja ser procurada também, de todo o coração do seu perseguidor. Deus quer ser desejado. Assim como uma mulher almeja ser desejada. Isso não é fraqueza ou insegurança da parte da mulher, esta profunda vontade de ser desejada por alguém. Deus se sente do mesmo modo. Lembra da história de Marta e Maria? Maria escolheu a Deus, Jesus disse que isso era o que ele queria. “Maria escolheu a melhor parte” (Lucas 10:42). Ela escolheu a mim.
A vida muda drasticamente quando romance entra em nossas vidas. O Cristianismo muda drasticamente quando descobrimos que ele é, também, um grande romance. Que Deus almeja compartilhar uma vida de beleza, intimidade e aventura conosco. “Eu a amei com amor eterno” (Jer. 31:3). Todo este mundo foi feito para o romance – os rios, as pradarias e praias. Flores, música, um beijo. Mas nós temos um modo de esquecer tudo isso, nos perdendo no trabalho e em preocupação. Eva – a mensagem de Deus para o mundo na forma feminina – nos convida para o romance. Através dela, Deus faz do romance a prioridade do universo.
Então Deus dota a Mulher com certas qualidades que são essenciais para relacionamento, qualidades que falam de Deus. Ela é convidativa. Ela é vulnerável. Ela é mansa. Ela incorpora a misericórdia. Ela também é voraz e vorazmente devota. Assim como diz o ditado, “Nem o inferno tem a fúria de uma mulher magoada”. É exatamente assim que Deus age quando Ele não é escolhido. “Eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso que não compartilharei sua afeição com outro deus!” (Ex. 20:5). O zelo de uma mulher fala sobre o zelo que Deus tem por nós.
Manso e convidativo, íntimo e permissivo, vorazmente devoto. Ah, sim, nosso Deus tem um apaixonado e romântico coração. Apenas olhe para Eva.

Uma Aventura para Compartilhar

Enquanto Eva tem a glória para relacionamento, esta não é toda sua essência. Em Gênesis, quando Deus coloca os portadores de sua imagem na terra, Ele lhes dá sua missão:

“Disse mais Deus: Façamos um homem, um ser semelhante a nós, e que domine sobre todas as formas de vida na terra, nos ares e nas águas”.

Deus criou então o homem semelhante ao seu Criador; assim Deus criou o homem. Homem e mulher - foi assim que os fez.

”Deus os abençoou, e disse-lhes: Multipliquem-se, encham a terra, dominem-na e também toda a vida animal da terra”. (Gênesis 1:26-28)

Chame isto de Missão Humana – ser tudo e fazer tudo o que Deus nos designou quando nos colocou aqui. Perceba – a missão de ser frutífero é dada tanto a Adão quanto à Eva. “E Deus disse para eles...” Eva estava bem ali quando Deus deu o mundo a nós. Ela tem um papel vital para desempenhar; ela é uma parceira nesta grande aventura. Tudo o que o ser Humano estava determinado a fazer aqui na Terra – toda a criatividade e exploração, toda a batalha e resgate e cuidado – nós fomos determinados a fazermos juntos. Na verdade, Eva não só é necessária, mas ela é desesperadamente necessária.
Quando Deus cria Eva, ele a chama de ezer Kenegdo. “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele (uma ezer Kenegdo)” Gênesis 2:18 alter. O estudioso de Hebraico Robert Alter, que passou anos traduzindo o livro de Gênesis, diz que esta frase é “notoriamente difícil de traduzir”. Há várias tentativas em português como “auxiliadora”, “companheira” ou a notória “ajudadora do homem”. Por que estas traduções são tão fracas, chatas, vazias…decepcionantes? O que é uma ajudadora do homem, afinal? Qual menina dança pela casa cantando “Um dia eu quero ser uma ajudadora de homem”? Companheira? Um cachorro pode ser uma companhia. Alter está próximo quando ele traduz a palavra hebraica “sustentadora ao lado dele”.
A palavra ezer é usada só vinte outras vezes no Velho Testamento inteiro. E em todas as outras vezes a pessoa sendo descrita é Deus, quando você precisa que ele ajude desesperadamente.

“Não há ninguém como o Deus de Israel - Ele desce dos céus num esplendor majestoso para te ajudar”…
Como és bem-aventurado, ó Israel! Quem mais é que foi assim salvo pelo Senhor, como tu foste? “Ele é o teu socorro e o teu protetor, é a tua excelente espada”. (Deuteronômio 33:26, 29)

“Levanto os olhos até às altas montanhas, e pergunto:
Donde me virá socorro?
O socorro vem do Senhor, que é o Criador dos céus e da Terra”.
(Salmos 121:1-2)

“Que o Senhor te ouça quando estiveres na angústia.
Que o Deus de Jacó te proteja.
Do santuário te envie auxílio”.
(Salmos 20:1-2)

“A nossa alma espera pela ajuda do Senhor. Ele é o nosso auxílio e nos protege como um escudo”.
(Salmos 33:20)

Ó Israel, confia no Senhor- Ele é o vosso auxílio e o teu protetor!
Sacerdotes de Arão confiem também no Senhor, Ele é o vosso auxílio e o teu protetor!
Todos vocês que temem e que honram o Senhor, Ele é o vosso auxílio e o teu protetor!
(Salmos 115:9-11)

A maioria dos contextos são vida e morte, e Deus é sua única esperança. Seu ezer. Se ele não estiver ao seu lado, você está morto. A melhor tradução para ezer então seria “Salvador de Vidas”. Kenegdo significa ao seu lado.
Você pode ver a vida que Deus nos chama para viver não é segura. Pergunte a Josué, Abraão, Moisés, Débora, Ester - qualquer um dos amigos de Deus do Velho Testamento. Pergunte a Maria e Lázaro; pergunte para Pedro, Tiago e João; pergunte para Priscila e Áquila - e qualquer dos amigos de Deus no Novo Testamento. Deus nos chama para uma vida que envolve riscos freqüentes e muitos perigos. Senão por que precisaríamos dele para ser nosso ezer? Você não precisa de um salvador de vidas se sua missão é ficar vegetando na frente da televisão. Você precisa de um ezer quando sua vida está em constante perigo.
Imagine a personagem Arwen na trilogia épica, O Senhor dos Anéis. Arwen é uma princesa, uma bela e corajosa elfa donzela. Ela aparece na história na hora certa para resgatar o pequeno hobbit Frodo, antes que a ferida venenosa chegasse ao coração e o matasse.

Arwen: Ele está esmorecendo. Ele não vai durar muito. Precisamos levá-lo ao meu pai. Procuro vocês há dois dias.

Aragorn: Fique com os hobbits, enviarei cavalos para vocês.

Arwen: Cavalgo mais rápido, eu o levarei.

Aragon: A estrada é perigosa demais.

Arwen: Eu não temo a eles.

Aragon: (rendendo a ela, ele toma a sua mão e diz) Arwen, cavalgue rápido, não olhe para trás.

É ela, e não o guerreiro Aragon, que cavalga com glória e rapidez. Ela é a única esperança do Frodo. A ela a vida dele é entregue, e também o futuro da Terra-Média. Ela é a sua ezer kenegdo.
O anseio no coração de uma mulher de compartilhar a vida numa grande aventura – isso vem direto do coração de Deus, que anseia, também, por isso. Ele não quer ser apenas uma opção para nossas vidas. Ele não quer ser um complemento, um pentelho. Também como uma mulher não quer ser. Deus é essencial. Ele quer que nós precisemos dele – desesperadamente. Eva é essencial. Ela tem um papel insubstituível para exercer. Então você verá que as mulheres são dotadas de uma forte devoção, uma habilidade de conseguir passar por grandes dificuldades, uma visão de fazer do mundo um lugar melhor.

Beleza a ser Descoberta

Beleza.
Eu (John) libero um profundo suspiro. Ter que explicar como a beleza é absolutamente essencial para Deus apenas mostra o quanto Ele se tornou banal para nós. Muitos anos de nossa própria vida espiritual foram vividos dando pouca importância para a beleza, para o papel central que ela tem na vida de Deus, e em nossas próprias vidas. Nós nos prendemos a importância da verdade e da bondade. Se alguém tivesse sugerido para nós a beleza, nós aceitaríamos, mas não teríamos verdadeiramente entendido. Como é possível que nós percamos isso?

A Beleza é essencial para Deus. Não isso não está forte o suficiente. A beleza é a essência de Deus.

A primeira forma que percebemos isso é através da natureza, o mundo que Deus nos deu. As escrituras dizem que a terra está cheia da glória de Deus (Isa. 6:3). De que forma? Primeiramente através de sua beleza. Tivemos uma primavera úmida aqui no Colorado, e as flores silvestres estão surgindo por todo lado - e dúzias de outras espécies. As aspens têm suas folhas em forma de coração novamente, balançando na brisa suave. Gigantes nuvens carregadas estão se aproximando, trazendo consigo magníficos pores-do-sol que elas tornam maravilhosos. A terra no verão está transbordando beleza, beleza de tamanho esplendor e variedade e desembaraço, beleza madura e luxuosa, dada a nós tanta generosidade e abundância que é quase escandalosa.

A natureza não é primariamente funcional. Ela é primariamente bonita. Pare um momento e tente absorver isto. Estamos tão acostumados a avaliar todas as coisas (e todos) por sua utilidade que esta idéia vai demorar alguns minutos para ser absorvida. A natureza não é primariamente funcional. É primariamente bonita. O que quer dizer, a beleza é grandiosamente boa, algo que precisamos em grandes e doses diárias (o que nosso Deus tem providenciado). A natureza em toda a sua glória grita, a beleza é essencial! Revelando que a beleza é a essência de Deus. Toda a terra está cheia de Sua glória.

Depois, estão as visões de João, que foi levado pelo Espírito a contemplar Deus. Como podemos apenas imaginar, ele acha difícil encontrar palavras para o que viu (ele sempre usa palavras como, como se buscando alguma comparação que possa nos ajudar a entender o que ele viu).

“Aquele que estava sentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônico. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono ... E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal”. (Ap 4:3,6)

Existe alguma dúvida de que o Deus que João contemplou era bonito, superior a qualquer descrição? Mas é claro. Deus deve ser ainda mais glorioso do que essa maravilhosa descrição, pois ela nos previne e indica a glória que é Deus. John descreve Deus como radiante como pedras preciosas, tão ricamente adornadas de dourados, vermelhos, verdes e azuis, brilhantes como cristais. Estes são os presentes dados a Cinderela – as coisas com as quais as mulheres mais gostam de se enfeitar quando querem estar lindas. Hummmm. E não é exatamente isso que uma mulher deseja ouvir? “Você está radiante esta noite. Você está de tirar o fôlego.”
Santos de épocas antigas falavam dos prazeres do céu ao simplesmente vermos a beleza de Deus, a “visão beatífica”.

A razão pela qual a mulher deseja que sua beleza seja revelada, a razão pela qual faz a pergunta: "Você se deleita em mim?" É simplesmente porque Deus também faz o mesmo. Ele tem uma beleza cativante, que pode ser vista na oração de Davi: "Uma coisa pedi a Deus e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu tempo" (Salmo 27:4). Pode existir alguma dúvida de que Deus deseja ser adorado?

Mas para deixar a questão perfeitamente clara, Deus nos deu Eva. O toque coroado da criação. Beleza é a essência de uma mulher. Queremos deixar claro que falamos sobre beleza física e espiritual. Uma depende e se completa com a outra. Sim, o mundo desvaloriza e prostitui a beleza, como se o mais importante fosse um padrão de figura perfeita que poucas mulheres conseguirão atingir. Mas os Cristãos minimizam a beleza, ou a super-espiritualizam, colocando o caráter como o único elemento importante. Devemos recuperar o valor da beleza. A igreja deve pegá-lo de volta. Beleza é muito vital para ser perdida.
Deus deu a Eva uma forma linda e um espírito lindo. Ela expressa beleza em ambos. Ou melhor, ela expressa beleza simplesmente em quem ela é. Como Deus, essa é sua essência.
Stasi e eu acabamos de voltar de um final de semana juntos em Santa Fé no Novo México, que reúne a terceira maior galeria de arte do mundo. Adoramos andar por aquelas galerias e jardins durante horas, olhando aqueles trabalhos de arte que nos cativam. Durante à tarde do segundo dia Stasi me perguntou: “Você já viu alguma pintura de um homem nu?”. Após dias olhando milhares de peças de arte, nós não havíamos visto uma única pintura dedicada à beleza da forma nua do homem. Nem uma. (De certo, há alguns exemplares na história, mas poucos). No entanto, a beleza da mulher era celebrada em todos os lugares, centenas de vezes em pinturas e esculturas. Existe uma razão para isso.
Por causa de uma coisa: homens parecem ridículos deitados em uma cama completamente nus, semi-cobertos com um lençol. Não se encaixa na essência da masculinidade. Algo em você quer dizer “Levante e vai arrumar um emprego. Corte a grama. Faça alguma coisa”. Pois Adão é melhor visto em ação, fazendo algo. Sua essência é força em ação. Isto é o que ele comunica ao mundo. Ele carrega a imagem de Deus, que é um guerreiro. A favor de Deus, Adão diz, “Deus virá. Deus está agindo”. É por isso que um homem passivo é perturbador. Sua passividade desafia sua própria essência, viola a maneira que ele carrega a imagem de Deus. Um homem passivo diz “Deus não virá. Ele não está agindo por você.”
Por outro lado, Eva também não se encaixa em uma cena de combate brutal, ou cortando uma árvore em pedaços. Desde sempre, quando artistas tentam capturar a essência de Eva, pintam-na em descanso. Não existe nenhum preconceito aqui, nenhum estigma social ou pressão cultural. Isto é verdade em todas as culturas e através dos tempos. O que os artistas viram que nós não vimos? Eva fala ao mundo de maneira diferente de Adão. Através de sua beleza.

Porque a Beleza Importa

Toda experiência da beleza aponta para a eternidade.
- Hans Urs von Balthasar

A beleza é poderosa. Talvez seja a coisa mais poderosa na terra. E é perigosa. Por que tem importância. Deixe nos tentar explicar por quê.
Primeiro, a beleza fala. O Bispo de Oxford Richard Harries escreveu, “É a beleza da ordem criada que nos dá respostas a nossas questões a respeito de Deus.” E nós temos perguntas, não temos? As questões nascem de nossas decepções, nosso sofrimento, nosso medo. Agostinho disse que encontrou respostas a suas perguntas na beleza do mundo.

Eu disse a todos, “diga-me sobre meu Deus, você que não o é, diga-me algo sobre Ele”. E em voz alta eles declaram: “Ele nos fez”. (Salmo 100:3)
Minha pergunta era a atenção que dei a eles e sua resposta a sua beleza.

E o que a beleza nos diz? Imagine o que é ficar preso no trânsito por mais de uma hora. Buzinas tocando, pessoas gritando xingamentos. A exaustão te sufoca dentro do carro. Então, lembre-se como é entrar em um lugar muito bonito, um jardim ou um gramado ou uma praia tranqüila. Há descanso para a sua alma. Expande-se. Você pode respirar novamente. Você pode descansar. É bom. Está tudo bem. Nas noites de verão, assento-me do lado de fora da casa e apenas escuto e contemplo e absolvo tudo isso, e meu coração vai se acalmando e a paz começa a chegar a minha alma. Meu coração me diz que “Tudo ficará bem,” como Julian de Norwich concluiu. “E todas as coisas ficarão bem.”
É isso o que a beleza diz, Tudo deve ficar bem.
E estar com uma mulher tranqüila também é assim, uma mulher confortável com sua feminilidade. É agradável de estar em sua companhia. Ela é adorável. Na presença dela seu coração deixa de prender a respiração. Você relaxa e acredita mais uma vez que tudo ficará bem. É também por isso que uma mulher que esta lutando incomoda tanto, pois a mulher que não está com seu coração descansado diz para o mundo, “Não está nada bem. As coisas não irão terminar bem.” Como “uma fonte agitada,” diz Shakespeare, ”suja, desgostosa, grossa, vazia de beleza”. Nós precisamos do quê a beleza diz. O que ela fala é difícil por em palavras. Aliás, parte da mensagem dela é que tudo está bem. Tudo ficará bem.
Além disso, a beleza convida. Relembre como é ouvir uma música realmente muito bonita. Prende você, você quer sentar e apenas absolvê-la. Compramos o CD e ouvimos várias vezes seguidas. (E isso não é visual, mostrando que a beleza é mais profunda que aparência). Músicas como estas controlam sua atenção, te convida a aprofundar-se. É a mesma coisa com um lindo jardim ou um lugar na natureza. Você quer entrar explorar, se envolver. Descrevemos um ótimo livro como “cativante.” Ele te envolve, prende sua atenção. Você não consegue esperar para voltar a ele, a passar tempo lendo-o. Todas as respostas que Deus quer de nós. Todas as respostas que uma mulher também quer. A beleza convida.

A beleza alimenta. É como um alimento que nossa alma deseja. Os seios de uma mulher estão entre as coisas mais bonitas das obras de Deus, e é com seu seio que ela alimenta um bebê – impressionante retrato de como a beleza nos alimenta. De fato, o corpo da mulher está entre as mais belas criações de Deus. “Muita eternidade”, como William Blake disse, “para os olhos de um homem.” Alimenta, oferece vida. Está é uma metáfora bastante profunda para a beleza. Como C. S. Lewis disse,

Não queremos apenas ver beleza, Deus sabe, no entanto, que isso não é suficiente. Nós queremos alguma coisa que seja difícil de traduzir em palavras – para ser associado à beleza que vemos, para recebê-la em nós mesmas. (The weight of Glory)

A beleza conforta. Existe algo profundamente restaurador nela. Já pensou por que enviamos flores às pessoas que estão de luto? Em meio a sua dor e perda, apenas uma oferta de beleza diz o suficiente, ou diz o que é certo. Depois que perdi meu amigo, Brent, houve meses em que apenas a beleza ajudou. Eu não conseguia ouvir palavras de consolo. Eu não conseguia ler, ou mesmo orar. Apenas a beleza ajudou. Existe uma emocionante história contada dos hospitais da Segunda Guerra Mundial, em que um jovem soldado, bastante ferido após uma terrível semana de batalhas foi levado ao hospital. Após fazer tudo o que podia por ele, a enfermeira pergunta se existe algo mais que ela poderia fazer. “Sim”, ele respondeu. “Você poderia passar um pouco de batom enquanto eu observo?”. A beleza conforta. Ela suaviza a alma.

A beleza inspira. Após contemplar todas as maravilhas de Narnia, o taxista exclama, “Minha nossa! Eu teria sido uma pessoa melhor se soubesse que existiam coisas como essas!” Ou como Jack Nicholson diz a Helen Hunt no final de Melhor Impossível, “Você me faz desejar ser uma pessoa melhor.” Não é verdade? Imagine como deve ter sido estar na presença de uma mulher como Madre Teresa. Sua vida foi tão bonita e nos convida a algo superior. Uma professora do centro da cidade nos explicou por que insistiu em colocar uma fonte e algumas flores no pátio do prédio. “Porque essas crianças precisam ser inspiradas. Elas precisam saber que a vida pode ser melhor.” A Beleza inspira.

A beleza transcende. É nossa experiência mais imediata da eternidade. Pense no que é contemplar o pôr-do-sol ou o mar durante o nascer do sol. Lembre-se do final de uma grande história. Desejamos que continue, queremos viver isto todos os dias. Às vezes a beleza é tão profunda que nos penetra com desejo. Para o quê? Pela a vida como é para ela ser. A beleza nos faz lembrar de um Éden que nunca conhecemos, mas que de alguma forma sabemos que formo criados para ele. A beleza fala de um paraíso por vir, quando tudo será belo. Assombra-nos com a eternidade. A beleza diz, Existe um chamado glorioso para você. E se existe glória, existe uma fonte para ela. Que ser maravilhoso poderia criar isto? Quanta generosidade? A beleza nos leva a Deus.

Todas essas coisas são verdadeiras para qualquer experiência da beleza. Mas elas são especialmente verdades quando a experiência é a beleza de uma mulher – seus olhos, sua forma, sua voz, seu coração, seu espírito, sua vida. Ela fala de todas essas coisas de forma muito mais profunda que qualquer outra beleza de toda a criação, porque ela está encarnada, é pessoal. Ela é bela completamente. “Pois existe autor no mundo que nos ensine tamanha beleza como o olho de uma mulher?” (Shakespeare).

A beleza é, sem dúvida, a mais essencial e a mais incompreendida de todas as qualidades de Deus – e de todas as qualidades femininas também. Sabemos que tem causado dor incontável nas vidas das mulheres. Mas mesmo assim algo é falado. Por que tanta dor de cabeça por causa da beleza? Não sofremos para ser gênios ou fantásticas jogadoras de hockey. A mulher sofre por causa da beleza – elas sofrem para ser bonitas, para acreditar que são bonitas e se preocupam em manter essa beleza se um dia a alcançarem. Eu estava na Starbucks e pude ouvir a conversa entre duas mulheres de mais de 50 anos na mesa ao lado. O assunto? Peso e dietas. Elas lutavam com essa questão da beleza.

Mas por que descobrir a beleza?

Uma das formas mais profundas que a mulher carrega a imagem de Deus está no seu mistério. Por “mistério” não dizemos “para sempre além do seu conhecimento”, mas “algo a ser explorado.” “A glória de Deus é ocultar certas coisas,“ diz o livro de Provérbios, “tentar descobri-las é a glória dos reis” (25:2). Deus anseia por ser conhecido. Ele quer ser perseguido por aqueles que podem vir a conhecê-lo. Ele diz: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo coração” (Jeremias 29:13). Existe dignidade nisso; Deus não se joga sobre qualquer um. Ele não é uma prostituta. Se você quer conhecê-lo deve amá-lo, deve buscá-lo com todo o seu coração. Isso é crucial para a alma de todas as mulheres, sem mencionar para sua sexualidade. “Você não pode me ter simplesmente. Deve me buscar, me perseguir. Não deixarei você entrar até saber que você me ama.”

Não é a Trindade um grande mistério? Não é algo a ser decifrado, mas para ser conhecido com profundo prazer e admiração, algo a ser curtido. Assim como Deus, a mulher não é pra ser decifrada, mas uma maravilha a ser curtida. Isto também é verdade para a sua sexualidade. Poucas mulheres podem ou mesmo querem “apenas transar”. As preliminares são essenciais para o seu coração, sussurrando, dando carinho e explorando um do outro que culmina em relações sexuais. Essa é uma imagem do que significa amar sua alma. Ela anseia por ser conhecida e que isso exige tempo e intimidade. Isso exige uma descoberta. Ao ser procurada, ela revela mais de sua beleza. Ao descobrir sua beleza, ela nos atrai a conhecê-la profundamente.

De tudo o que significa ser feminina, são a profundidade e mistério e complexidade, juntamente a beleza, a sua grande essência. Agora, vamos prevenir qualquer desconfiança, vamos colocar da forma mais clara possível:
Toda mulher tem uma beleza a ser descoberta.
Toda mulher.
Por que ela carrega a imagem de Deus. Ela não tem que inventar, ir até um salão, fazer cirurgia plástica ou colocar silicone. Não, a beleza é uma essência que é dada à mulher em sua criação.

Fechamento

É muito importante que você pare agora e pergunte a si mesma, O que eles disseram?

Não dissemos que a mulher é apenas agraciada apenas com sua aparência. Não dissemos que a mulher está aqui meramente pra completar o homem e, assim, uma mulher solteira está, de alguma forma, perdendo seu destino. O que dissemos foi, primeiro, que Eva é a coroa da criação. Que existe algo único e poderoso sobre uma mulher. Nós tentamos revelar a imensa dignidade, a santidade de seu coração feminino, mostrando que é Deus quem anseia por Romance; é Deus quem anseio por ser nosso ezer; é deus quem revela a beleza como essencial para vida. Você é portadora da imagem de Deus. É por isso que você deseja tudo isso também.
Existe um brilho escondido em seu coração que o mundo precisa desesperadamente.

Nenhum comentário: